Reconhecido pelo CIOFF desde 2006, o Folk Monção “O Mundo a Dançar”, decorre, entre 29 de julho e 6 de agosto, em 9 concelhos do Alto Minho (exceção é Viana do Castelo) e 2 da Galiza (Salvaterra de Miño e Vila Nova de Arousa). Monção recebe espetáculos na Praça Deu-la-Deu e em Ponte de Mouro, freguesia de Barbeita.
Os espetáculos, com início às 22h00, são todos gratuitos, contando com a participação de agrupamentos vindos de 9 países: África do Sul, Argentina, Bielorrússia, Buriácia, Colômbia, Espanha, Taiti, Ucrânia e Portugal. Os cinco continentes num espetáculo de dança, música e partilha de ideias.
Além dos espetáculos, realiza-se no primeiro dia, em Ponte do Mouro, Barbeita, uma festa convívio com todos os grupos participantes, organização, entidades, patrocinadores e voluntários. No dia 2 de agosto, quinta-feira, a partir das 10h00, decorrem ateliês de dança e desfile dos grupos pela feira semanal e ruas da vila de Monção.
O festival é visualizado por dezenas de milhares de pessoas, contando, entre organização, participantes e voluntários, com cerca de 600 pessoas, dos quais 120 voluntários. Os participantes ficam alojados na EB 2.3 de Monção em beliches nas salas de aulas.
Quanto aos espetáculos realizados na Praça Deu-la-Deu, galas de abertura e encerramento, este ano serão colocadas bancadas à volta da “sala de visitas de Monção” para uma melhor visualização às várias centenas de pessoas que ficam em pé, uma vez que as cadeiras disponibilizadas são rapidamente ocupadas.