Altominho.tv

Incêndios: Alguns concelhos em risco muito elevado

Os concelhos de Castro Marim, Tavira, São Brás de Alportel e Alcoutim, no distrito de Faro, apresentam hoje um risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também 15 concelhos dos distritos de Beja, Faro, Santarém, Portalegre e Castelo Branco em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o reduzido e o máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro períodos de céu muito nublado, tornando-se pouco nublado no litoral durante a tarde, condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada nas regiões do interior durante a tarde, em especial nas zonas montanhosas.

A previsão aponta ainda para vento fraco, soprando moderado de noroeste no litoral, em especial a partir da tarde, e nas terras altas, onde soprará do quadrante norte, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida de temperatura no interior.

Na região Sul prevê-se céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao meio da manhã e vento em geral fraco predominando de noroeste, soprando moderado no litoral e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar hoje entre os 12 graus Celsius (Guarda e Viseu) e os 18 (em Faro) e as máximas entre os 22 graus (Viana do Castelo e Porto) e os 31 (Faro, Évora, Beja e Castelo Branco).