Altominho.tv

Cerca de 120 alunos desfilam trajes feitos de materiais reutilizados

Cerca de 120 alunos vão desfilar, no dia 13, às 21:30, junto à Sé de Viana do Castelo, com roupas e adereços confecionados com materiais reutilizados, inspirados no traje à Vianesa, no âmbito de um projeto escolar realizado por um colégio da cidade.

Segundo a autora do projeto e professora de Educação Artística, Educação Visual e Educação Tecnológica do Colégio do Minho, Isabel Lima, o projeto “foi inscrito na Direção Geral do Património Cultural, como uma das iniciativas do Ano Europeu do Património Cultural 2018, a divulgar na Comunidade Europeia”.

Os e 120 alunos, do primeiro e segundo ciclos do ensino básico, “estudaram e recriaram, a partir de materiais reutilizados, o Traje à Vianesa”.

“Inspirados na herança cultural, usando como símbolo a padroeira do colégio, Nossa Senhora da Conceição do Minho, que se apresenta trajada à Lavradeira, num sentido alargado das temáticas exploratórias de criação, primando pela criatividade e inovação, produziram com enorme satisfação e sucesso, um trabalho prático contemporâneo e de excelente solução”, explicou a docente.

Além do desfile, a apresentação dos resultados do projeto inclui “momentos de festa com folclore e fado”.