Estimular o gosto pela ciência é o objetivo da Fábrica de Experiências dinamizada por sete alunos do 12.º ano de escolaridade que ensinam química e física a 148 estudantes do quarto ano, informou hoje a câmara local.
Em comunicado, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo explicou que o projeto nasceu no seio do Banco Local de Voluntariado de Monção com o objetivo “de fazer crescer o bichinho da química e física junto das crianças do concelho”.
A iniciativa, que teve início a semana passada e vai prolongar-se ate final do ano letivo, realiza-se semanalmente, à quarta-feira e sexta-feira, de forma alternada, a partir das 14h00 e abrange “toda a população escolar do concelho a frequentar o 4.º ano de quatro escolas do concelho”.
A Fábrica de Experiências decorre nos estabelecimentos de ensino do primeiro ciclo de ensino básico, “procurando sensibilizar e despertar as crianças para a exploração da química e física, através de experiências engraçadas e divertidas”.
“O objetivo é semear o bichinho da ciência junto dos mais novos, para que a imaginação e a curiosidade cresçam à medida dos sonhos de cada um, reforçando o gosto pelo voluntariado e a vontade pela realização de experiências. Um passo para o surgimento de pequenos cientistas que, no futuro, podem tornar-se grandes cientistas”, especificou o município.
O Banco Local de Voluntariado de Monção, criado pela câmara “tem como missão promover e divulgar o voluntariado, facilitando o encontro entre a oferta e a procura de voluntários e instituições organizadoras”.
A Fábrica de experiências é um dos programas promovidos por aquela estrutura que, no total, mobiliza cerca de uma centena de voluntários.