Altominho.tv

Investimento de 720 mil euros garante transporte e apoios a alunos de Valença

O novo ano letivo arrancou esta quinta-feira nas escolas de Valença e a Câmara Municipal anunciou que vai investir 720 mil euros em transportes escolares, refeições e outros apoios destinados aos alunos do concelho.

Em comunicado, o município adiantou que os transportes escolares são assegurados pela autarquia, este ano “com reforço dos circuitos e das medidas de distanciamento, para garantir maior segurança aos alunos”. Também os custos de transporte serão assegurados para todos os alunos até ao 12º ano.

No âmbito das refeições escolares, “as cantinas terão horários alargados, de modo a garantir o distanciamento e cumprimento das regras de segurança”.

Além da oferta de manuais escolares, o município anunciou que vai comparticipar os livros de fichas escolares, aos alunos até ao 9º ano de escolaridade, para “desafogar a pressão financeira sobre as famílias no início do ano escolar”.

Já no âmbito das atividades de enriquecimento curricular, nomeadamente Inglês, Expressão Musical Dramática e Atividade Física e Desportiva, a autarquia garante a sua continuidade, para os alunos do primeiro ciclo, entre as 16h00 e as 17h00.

“O prolongamento de horário, nos Jardins-de-Infância, decorrerá entre as 15h30 e as 17h30, a cargo das animadoras sócio-culturais. O pré-escolar contará com aulas de Judo e Dança Rítmica, para todos alunos dos estabelecimentos públicos e da Santa Casa da Misericórdia”, especifica.

O combate ao insucesso escolar vai, segundo o município, ser reforçado com “ações alargadas do programa School 4All, com mais técnicos no terreno no apoio aos alunos com mais dificuldades”.

Na nota enviada à imprensa, a Câmara Municipal refere ainda que, “em colaboração com as Juntas de Freguesia, procedeu à manutenção de todos os jardins-de-infância e escolas básicas do concelho, uma medida que pretendeu capacitar os estabelecimentos com as melhores condições para a receção aos alunos“, acrescentando que a obra de renovação do complexo escolar da EB 2/3 de Valença continua a decorrer e já se encontra na fase final.

Para o ano de 2020, a autarquia prevê um investimento de 2,6 milhões de euros na área da Educação, dos quais 720 mil euros destinam-se aos apoios a alunos e famílias e 1,9 milhões às obras do complexo da EB 2/3. “A educação recolhe a grande fatia do investimento municipal”, conclui o município.