Altominho.tv

Estabelecimentos comerciais do concelho de Viana podem funcionar até às 23h00

Os estabelecimentos comerciais do concelho de Viana do Castelo vão poder funcionar, a partir de terça-feira, até às 23h00, a hora limite definida pelo Governo para o estado de contingência.

“O presidente da Câmara de Viana do Castelo acaba de emitir um despacho em que define que os estabelecimentos comerciais do concelho vão poder funcionar até às 23h00, a hora limite definida pelo Governo para o estado de contingência”, lê-se no comunicado do município.

No despacho, o presidente da Câmara “determina a interdição de qualquer atividade de animação (DJ, música ao vivo e similares), a decorrer em espaço público”, por se manter “a necessidade, por razões de saúde pública, de se observarem as regras de ocupação, permanência e distanciamento físico, bem como regras de higiene”.

Na quinta-feira, o Conselho de Ministros decidiu que os estabelecimentos comerciais só podem abrir após as 10h00 e terão de encerrar entre as 20h00 e 23h00. A cada município cabe a determinação da hora exata de encerramento, em função da “realidade específica” de cada concelho.

Portugal entra na terça-feira em situação de contingência no âmbito da pandemia de Covid-19, face ao regresso ao trabalho e às aulas, pelo que o Governo decidiu adotar medidas preventivas. Em relação ao horário dos estabelecimentos comerciais, haverá exceções em que será possível a abertura antes das 10h00, como, por exemplo, pastelarias, cafés, cabeleireiros e ginásios.