Altominho.tv

Grupo de cidadãos promove caminhada contra exploração mineira na Serra D’Arga

Um grupo de vizinhos da Serra d’Arga vai dinamizar, no sábado, uma caminhada em “protesto contra as minas e a mineração naquele território”.

Em comunicado, a organização adianta que”será efetuado um percurso descendente de cerca de oito quilómetros com saída do Mosteiro de Arga de São João, junto à ribeira que aí nasce até o lugar de Santa Aginha, atravessando Arga de São João até à Igreja do lugar de Felgueiras, onde será feita uma vista panorâmica sobre a área do concurso de prospeção de Arga de São João – Dem”.

De seguida, “pelos caminhos florestais, o destino é o Centro Cultural de Dem, onde se irá realizar um convívio-debate, pelas 17h00, cumprindo todas as regras de segurança impostas pela Direção-Geral da Saúde”, acrescenta.

A iniciativa tem início pelas 15h00 e, segundo a organização, tem em vista “travar o avanço das concessões de prospeção e extração de minérios, atividade a céu aberto com um impacto devastador na paisagem e irreversível no ambiente, na biodiversidade, nas populações locais e na qualidade do ar e das águas”.

A Serra d’Arga abrange uma área de 10 mil hectares, nos concelhos de Caminha, Vila Nova da Cerveira, Paredes de Coura, Viana do Castelo e Ponte de Lima, dos quais 4.280 estão classificados como Sítio de Importância Comunitária.