Altominho.tv

Drive-in Vilar de Mouros com música, cinema e comédia entre 27 e 30 de agosto

No ano em que a pandemia impediu a realização de mais uma edição do festival, o Vilar de Mouros vai ser celebrado, entre 27 e 30 de agosto, com cinema, música e humor. 

O ‘Drive-In Vilar de Mouros’, promovido pelo município de Caminha, pretende “manter a ligação à música e cultura, valorizando o património imaterial da freguesia”, bem como “envolver as forças vivas e artísticas do concelho, cumprindo todas as diretrizes de segurança sanitárias recomendadas pela Direção-Geral da Saúde”.

“A freguesia de Vilar de Mouros leva, através deste projeto especial, a cultura aos habitantes e turistas da região, num ano em que o festival EDP Vilar de Mouros não se pode realizar”, refere o município em comunicado.

“Vilar de Mouros está habituada a reinventar-se para poder acolher grandes espetáculos. É assim desde os anos 60 e não poderia deixar de o ser num dos momentos mais complexos e difíceis da nossa história. A Cultura é um lugar seguro, Vilar de Mouros é um lugar seguro. Este ano não temos o festival que tanto nos orgulha mas temos música, cinema e comédia em versão Drive-In, com toda a segurança”, sublinha o presidente da Câmara Municipal, Miguel Alves, citado na nota enviada à imprensa.

Tendo como palco principal o recinto do festival mais antigo da península ibérica,  o projeto contará com atuações musicais, exibição de filmes, momentos de stand-up comedy e animação de rua.

A noite de estreia do evento vai contar o Tio Jel e o seu espectáculo de stand-up comedy “Salgue-se”, seguido da projeção do filme “Begin Again”. No dia seguinte, Dead Cats Dead Rats – The Doors Trip recriam ao vivo o concerto Live at the Isle of Wight Festival 1970, uma homenagem aos The Doors, seguindo-se a projeção do filme “Rocketman”. O concerto de Aurea e a projeção do filme “Variações” vão animar a noite de 29 de Agosto. Já a última noite, a 30 de Agosto, é dedicada aos artistas locais: abre com a Banda de Música de Lanhelas, continua com uma desgarrada da autoria de Augusto Canário e Amigos, e encerra com a atuação da Academia de Música Fernandes Fão, que junta alunos e professores.

As quatro noites do evento serão ainda palco de intervenções diárias da Krisálida, companhia de teatro profissional de Caminha, com o mote “Família Amor-Feliz vai ao Drive-In Vilar de Mouros” .

O recinto do  evento está desenhado para acomodar um total de 150 carros, sendo os acessos efetuados mediante a apresentação de bilhete de entrada, que será atribuído gratuitamente, mas deve ser levantado, para cada dia, nos Postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora.

Cada bilhete equivale a um veículo, com lotação máxima autorizada de cinco pessoas. As portas do recinto abrem 45 minutos antes da programação diária e a entrada será efetuada por ordem de chegada. Segundo a organização, o dia 28 de agosto é dedicado aos motards e a Associação Grupo Motard de Vilar de Mouros irá gerir os acessos ao evento nesse dia. 

As refeições serão controladas através da aplicação 3cket, que permite aos utentes pedirem, na sua viatura, comida e bebida.

O distanciamento social, utilização de máscara em locais fechados e desinfeção de mãos serão as medidas de segurança obrigatórias.