Altominho.tv

Tapete florido com 12 metros recorda tradição da Romaria d’Agonia

O pátio interior do Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo tem exposto, até final do mês de agosto, um tapete florido da Ribeira, tradição da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia.

Segundo o município, o tapete, “com uma dimensão de 12 metros de comprimento por 2,5 metros de largura, conta com aproximadamente 500 quilos de sal colorido a anilina e 50 quilos de ramos verdes” e foi “elaborado de acordo com a técnica que é usada tradicionalmente nas ruas da Ribeira, com motivos alusivos ao museu mais antigo da cidade, que abriu as portas ao público no dia 17 de agosto de 1923”.

Com esta criação, o museu, que assinala este mês 97 anos de existência, “presta homenagem à rainha das romarias”.

Os desenhos do tapete foram elaborados a partir da estilização da fachada do museu e de peças da antiga louça de Viana, aplicados a partir de moldes previamente definidos. A atividade contou com a participação de moradores da Ribeira e de alguns alunos que integram as Atividades de Tempos Livres promovidas pela Câmara Municipal e teve a colaboração da Junta de Freguesia de Monserrate.

A iniciativa pretende “mostrar aos muitos forasteiros que visitam a cidade e o Museu de Artes Decorativas a forma como as gentes da Ribeira decoram as ruas do seu bairro para receber a sua Padroeira, Nossa Senhora da Agonia, na Procissão ao Mar que se realiza habitualmente no dia 20 de agosto, mas que este ano foi cancelada devido à pandemia”, explica a Câmara Municipal em comunicado.

O tapete pode ser visitado de terça-feira a domingo, no Museu de Artes Decorativas, das 10h00 às 18h00.