Altominho.tv

Câmara de Arcos de Valdevez e IPDJ promovem Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

O Município de Arcos de Valdevez está a promover em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) um Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas: o EcoVoluntariado do Vez.

Este é um programa direcionado para jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, que decorrerá entre 17 de agosto a 2 de setembro de 2020.

Este programa “pretende promover a cidadania ambiental e o voluntariado jovem, que representa hoje, um dos instrumentos básicos de participação eficaz na solução dos problemas que afetam o ambiente”, deu nota a autarquia.

O programa EcoVoluntariado do Vez engloba três ações principais: limpeza e controlo de espécies invasoras, vigilância da natureza de bicicleta e vigilância da floresta.

Em forma de convite e de desafio “Se tens entre 18 e 30 anos, esta é a oportunidade de fazeres a diferença e cuidares do nosso bem mais precioso: a Natureza!”, deu nota a Câmara de Arcos de Valdevez.

Segundo a autarquia, os jovens participantes neste projeto terão acesso a ajudas de custo no valor de 12€/dia, seguro de acidentes pessoais, certificado de participação atestando as competências adquiridas, formação geral sobre voluntariado e específica sobre as atividades a desenvolver, oportunidades de aprendizagem em diversas áreas e contacto com a natureza e descida do rio em canoa.