Altominho.tv

Valença destruiu 464 ninhos de vespa asiática em 19 meses

Nos últimos 19 meses, foram destruídos 464 ninhos de vespas velutinas, ou asiáticas, avançou esta segunda-feira a Câmara de Valença.

O município adiantou, em comunicado, que “ao longo de 2019 foram eliminados 390 ninhos e, este ano, já foram retirados 74”.

Em Valença, “a equipa de sapadores florestais está na linha da frente, capacitada com um conjunto de equipamentos, adequados para esta tarefa, de atenuar ou eliminar os efeitos nefastos da vespa asiática no concelho”.

vespa velutina é uma espécie asiática com uma área de distribuição natural pelas regiões tropicais e subtropicais do Norte da Índia ao leste da China, Indochina e ao arquipélago da Indonésia, sendo a sua existência reportada desde 2011 no distrito de Viana do Castelo.

Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se não só na apicultura, por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas, mas também para a saúde pública, porque, embora não sendo mais agressivas do que a espécie europeia, reagem de modo mais agressivo se sentirem os ninhos ameaçados, podendo fazer perseguições até algumas centenas de metros.