Altominho.tv

IPVC é o primeiro do país com certificação internacional de boas práticas

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) é o primeiro do país a obter a certificação internacional EFQM “Committed to Excellence (C2E) 2 Estrelas”, atribuído pela European Foundation for Quality Management (EFQM) por boas práticas, foi hoje divulgado.

“Isto faz com que o Politécnico de Viana do Castelo seja o primeiro Instituto Politécnico a obter este reconhecimento, sendo a Instituição de Ensino Superior em Portugal que, atualmente, apresenta o nível mais elevado de reconhecimento pela EFQM. Este sucesso é resultado de um ano de trabalho intenso com envolvimento de toda a comunidade, motivada por um objetivo estratégico e uma aposta da liderança do IPVC na Excelência”, refere a presidência da instituição num comunicado enviado às redações.

Segundo o documento, “desde março de 2009 que o IPVC tem o seu Sistema de Gestão da Qualidade certificado internacionalmente com a Norma ISO 9001, no âmbito de todo o ensino superior ministrado pela instituição (Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), licenciaturas e mestrados), na elaboração de Estudos e Projetos (IDI) e nos serviços sociais (alimentação, alojamento e bolsas) assim como outros apoios sociais na área da cultura, desporto, saúde e mobilidade sustentável (que inclui Bus-Académico e U-BIKE) e na promoção do emprego.
“O Sistema de Gestão da Qualidade do IPVC também se encontra certificado, desde 2013, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior [A3ES], tendo o IPVC sido o primeiro Politécnico, a nível nacional, a possuir o reconhecimento pela A3ES”, especifica a nota.

Com a certificação agora atribuída, “o IPVC torna-se na primeira instituição de ensino superior cujo Sistema de Gestão tem um triplo reconhecimento, estando, simultaneamente, certificado com a Norma ISO 9001, certificado pela A3ES e reconhecido pela EFQM”.

“A EFQM é a entidade responsável pelo Modelo de Excelência, que ao longo dos últimos vinte anos, tem sido uma estrutura de suporte para organizações europeias e de todo o mundo, levando-as a desenvolverem uma cultura de excelência, a acederem a boas práticas, a conduzirem a inovação e melhorarem os seus resultados”, explica o IPVC, presidido por Carlos Rodrigues.

Com cerca de cinco mil alunos, o IPVC tem seis escolas – de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, ministrando 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 Cursos de Técnicos Superiores Profissionais (CTESP) e outras formações de caráter profissionalizante.

Além das escolas superiores de saúde, educação e tecnologia e gestão, situadas em Viana do Castelo, o IPVC tem escolas superiores instaladas em Ponte de Lima (Agrária), Valença (Ciências Empresariais) e Melgaço (Desporto e Lazer).