Altominho.tv

Melgaço em Festa com cinema ‘drive-in’, vídeo ‘mapping’ e conteúdos nas redes sociais

O Melgaço em Festa vai assinalar-se, de 1 a 16 de agosto, em segurança. A autarquia apostou no cinema drive-in, vídeo mapping e no streaming via redes sociais para levar o evento a casa de todos.

Segundo o município, a situação pandémica obrigou à reestruturação do habitual programa, levando ao cancelamento de algumas atividades e à apresentação de outras. Estão previstas várias ações ao ar livre, que “decorrerão sob exigentes medidas de segurança”.

“Acreditamos que encontramos a melhor forma de celebrar o Melgaço em Festa, garantindo a segurança todos. Se todos sairmos em segurança, estarão reunidas todas as condições. Temos de nos proteger e proteger os outros”, salienta o autarca de Melgaço, Manoel Batista, citado na nota enviada à imprensa.

O Largo do Mercado Municipal vai receber sessões de cinema drive-in, entre os dias 1 e 3 de agosto, pelas 22h00. Não haverá bilhetes, mas as inscrições são obrigatórias e o limite de viaturas é 37.

Na Torre de Menagem, serão projetados vários espetáculos, desde cinema, a espetáculos interativos e projeções artísticas e espetáculos sobre a época medieval, para crianças, jovens e adultos. As sessões decorrerão em quase todos os dias do programa e sempre das 22h00 às 00h00. Terão uma duração de cerca de dez minutos e estão limitadas a 40 pessoas por sessão.

Através das redes sociais do município, será também possível assistir à lenda de Inês Negra. Será gravado um pequeno vídeo que retratará a lendária história e a ação vai assinalar, a 8 de agosto, pelas 22h30, o Mercado Medieval, uma das iniciativas habituais do Melgaço em Festa.

O habitual fogo de artifício, que encerraria o evento, acontecerá virtualmente, em modo vídeo mapping, na Torre de Menagem, nos dias 14, 15 e 16 de agosto, entre as 22h00 e as 00h00.

O Dia do Brandeiro, o Festival Internacional de Folclore, a Festa do Emigrante e a Festa C(r)asteja não poderão ser celebrados como o habitual, mas serão recordados nas redes sociais.

O programa contempla ainda a inauguração da exposição “1929-2020 – Federico Fellini “Il Maestro!”, no dia 1 de agosto, no Museu de Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek; a inauguração da Escultura “Capa Crasteja”, de Madalena Lima, no dia 15 de agosto, na Ponta da Estrada (Vila de Castro Laboreiro); e o concurso do Cão de Castro Laboreiro, também no dia 15 de agosto, no Campo do Eirado (Vila de Castro Laboreiro).