Altominho.tv

Consignada empreitada de 2,4 milhões de euros para requalificação do espaço público da Quinta da Bouça

A Câmara de Viana do Castelo informou que foi assinado, esta sexta-feira, o auto de consignação da empreitada de requalificação do espaço público da Quinta da Bouça, na freguesia de Darque, num investimento de 2,4 milhões de euros.

O projeto de reabilitação urbana de Viana do Castelo, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), foi hoje apresentado, bem como o faseamento da intervenção do PEDU na Quinta da Bouça, a acontecer em três fases – Quinta da Bouça, Quinta da Bouça Nascente e Quinta da Bouça Poente.

“O espaço público apresenta-se desprovido de áreas verdes, de mobiliário urbano, com o pavimento degradado e existem algumas zonas em terra. Verifica-se a projeção de elementos (escadas e rampas) para o espaço público, resultando numa série de fatores que contribuem para um espaço ‘amorfo e confuso’. Todos estes fatores contribuem a degradação do espaço público e consequente diminuição qualidade de vida da população aí residente”, indica o documento do projeto.

Com a requalificação, segundo a autarquia, “pretende-se criar uma zona de habitação multifamiliar ajustada aos novos imperativos de ordenamento do território e de qualificação ambiental”.

“A implementação desta área residencial tem como objetivos gerais a qualificação do ambiente urbano, a promoção e valorização da qualidade ambiental através da redefinição de aéreas de circulação automóvel e pedonais, a implementação de um corredor para bicicletas (ciclovia), paralelamente à EN 13, complementado por zonas arborizadas áreas ajardinadas e o reordenamento de estacionamento público de apoio à área comercial e residencial”, lê-se na nota do município.

A intervenção “prevê a substituição dos materiais e/ou recuperação dos existentes nos arruamentos, a criação e reorganização de bolsas de estacionamento, de forma a introduzir melhorias significativas na acessibilidade e mobilidade, promovendo conjuntamente a circulação pedonal e ciclovia nestes espaços, e ainda a eliminação dos muros existentes contíguos à EN 13”.

A área de intervenção desenvolve-se paralelamente à Estrada Nacional (EN) 13 (Av. Doutor Carteado Mena), desde o cruzamento da Av. General Norton de Matos até ao cruzamento Rua da Magnólia. O espaço da empreitada é delimitado fisicamente pela EN 13 e pelos blocos habitacionais que compõem.

A Câmara Municipal está a investir, até 2020, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, 20 milhões de euros em 30 projetos, cuja intervenção é focada nas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU).

O PEDU, financiado por fundos do programa Portugal 2020, visa a qualificação do sistema urbano, mediante três diferentes planos: o Plano de Mobilidade Sustentável, o Plano de Ação de Regeneração Urbana e o Plano de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas.