Altominho.tv

Mais de uma tonelada de amêijoa-japonesa apreendida em Valença

A GNR apreendeu hoje em Valença 1.300 quilogramas de amêijoa-japonesa imatura, com o valor estimado de 11.700 euros, tendo identificado um homem de 29 anos, informou aquela força policial.

Em comunicado enviado às redações, a GNR explicou que a apreensão ocorreu no decurso de uma ação de fiscalização rodoviária realizada na autoestrada 3 (A3) que liga Porto a Valença.

Os militares da GNR detetaram um veículo que fazia o transporte de amêijoa-japonesa sem que tivesse o tamanho mínimo legal para a sua captura e comercialização, neste caso, de quatro centímetros“, especifica a nota.

Segundo aquela força policial, “foi elaborado um auto de contraordenação por transporte de espécies bivalves em estado imaturo, infração punível com coima que pode atingir 37.500 euros”.

Segundo a GNR, a apreensão dos bivalves foi feita pela Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Destacamento de Controlo Costeiro (DCC) de Matosinhos e contou com o apoio do Destacamento de Trânsito (DT) de Viana do Castelo.