Altominho.tv

Caminha promove percursos interpretativos, exposições e campanha de educação ambiental nas praias

Caminha vai promover, nos meses de julho e agosto, várias atividades nas cinco praias do concelho, no âmbito do programa Bandeira Azul 2020. 

Em comunicado, o município adianta que, até ao final de agosto, os banhistas podem visitar as exposições “Alto Minho: Paisagens | Espécies | Histórias” e as “As flores que a natureza nos oferece”, realizar os percursos interpretativos “O bem estar à beira mar” e “Sentir a natureza” e ainda participar nas campanha de ação ambiental “Os suspeitos do costume”.

Para além das atividades, “os banhistas ainda são confrontados com mensagens de sensibilização relacionadas com as temáticas “Bem estar é um lugar à beira mar”, reciclagem, preservação do ambiente, entre outras, cujo objetivo é alertar para a importância da proteção do nosso planeta e do nosso mar”, explica a autarquia.

A praia da Foz do Minho vai acolher, no domingo, dia 19 de julho, o primeiro percurso interpretativo “O bem estar à beira mar”. Com concentração marcada às 9h30, junto ao mastro da Bandeira Azul, este passeio pedestre ao longo da praia vai “permitir identificar e interpretar os ecossistemas existentes, mostrando a sua importância no desenvolvimento dos sistemas vegetativos do mar e a sua relação com o equilíbrio emocional de um ser humano”.

No dia 1 de agosto, a praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros, vai ser palco do percurso interpretativo “Sentir a natureza”. Com concentração às 9h30, junto ao mastro da Bandeira Azul, o passeio ao longo das margens do rio Coura vai “permitir e identificar e interpretar os ecossistemas existentes”. A participação nos percursos é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.  

Durante o mês de julho, o posto de Turismo de Vila Praia de Âncora tem patente a exposição “Alto Minho: Paisagens/Espécies/Histórias”, um espaço itinerante, aberto a todas as idades, composto por painéis interpretativos e quiosques multimédia dedicados às três temáticas da exposição (Paisagens, Espécies e Histórias), bem como por um documentário e uma arca interativa com 20 objetos. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

O posto de Turismo de Vila Praia de Âncora vai ainda ter patente ao público, de 8 a 31 de agosto, a exposição de fotografia “As flores que a natureza nos oferece”, que pretende dar a conhecer as flores silvestres existentes no concelho de Caminha. Os visitantes vão ter a oportunidade de aprender a identificar espécies de plantas aromáticas e caracterizar o seu potencial medicinal e gastronómico. 

As cinco praias vão também ser alvo da campanha de sensibilização “Os suspeitos do costume”, entre os dias 3 e 7 de agosto. Esta campanha visa “reforçar a consciência da comunidade para a prevenção de resíduos no meio, alertando para o problema da contaminação das areias e dos meios aquáticos e quais os efeitos na saúde publica, alertar para a proteção do ambiente, com recurso a exemplos de boas práticas ambientais com vista a minimizar/reduzir a poluição nas praias e oceanos, consciencializar a população para a importância da preservação do meio ambiente com vista a manutenção da bandeira azul e promover a separação de resíduos e deposição devida nos locais apropriados”, lê-se na nota enviada à imprensa.

Segundo o município, as praias da Foz do Minho, Forte do Cão, Moledo, Vila Praia de Âncora e das Azenhas, em Vilar de Mouros, “apresentam a segurança e qualidade necessárias para que os banhistas, nesta época balnear especial marcada pela Covid-19, usufruam das praias em pleno”.