Altominho.tv

Campanha Escola Electrão recolheu mais de 125 toneladas

A oitava edição do projeto Escola Electrão vai atribuir prémios às escolas que participaram e recolheram Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas & Acumuladores (RPA), durante o ano letivo 2019/2020. A iniciativa da Associação de Gestão de Resíduos envolveu mais de 350 escolas e permitiu recolher mais de 125 toneladas de equipamentos elétricos, pilhas e baterias usados.

Em comunicado, a empresa diz que na mais recente edição do projeto Escola Electrão, que “contou com muitas novidades e já foi concluída durante o período de confinamento, com a grande maioria das escolas encerradas, os resultados obtidos superaram as expetativas e reforçam a importância da sensibilização para a separação de resíduos junto dos mais jovens”.

O Quiz Electrão, um jogo digital, inovador e pedagógico, que permitiu envolver os alunos num debate sobre temas essenciais como reciclagem, valorização de resíduos, recursos naturais e prevenção de incêndios, foi uma das novidades da última edição.

“O quiz registou também uma grande adesão e participação por parte das escolas, tendo sido jogados um total de 6251 jogos de tabuleiro e travadas 3059 batalhas, uma modalidade que permitia criar competições entre os alunos da turma ou mesmo da escola. A pontuação de cada escola no Quiz contribuiu também para a atribuição dos prémios finais”, refere a nota enviada à imprensa.

Além do Quiz, foi também distribuído pelas escolas o livro “Electrão? Conheço bem, muito obrigado!”. “Destinado aos alunos do 2º ciclo, o livro fala sobre a importância da separação dos resíduos, da sua reciclagem e sobre o impacto que temos no ambiente, através de uma leitura divertida, com atividades e desafios”.

A atribuição dos prémios foi efetuada com base num sistema de pontos, para os quais contou a quantidade de resíduos recolhida pela escola e a pontuação obtida no Quiz.

Segundo a organização, entre os prémios estão microscópios, impressoras, computadores, videoprojetores e tablets, que “permitirão melhorar as condições da escola”. Além dos equipamentos, as escolas irão também receber um valor proporcional à quantidade de resíduos recolhida – 50 euros por cada mil quilogramas de equipamentos elétricos e eletrónicos usados e 75 euros por cada mil quilogramas de pilhas entregues. No total, serão distribuídos mais de 10 mil euros em prémios.

A escola secundária de Serpa voltou a distinguir-se como a escola do país que mais resíduos recolheu com um total de recolha de 20 mil quilos de equipamentos elétricos e eletrónicos e pilhas e baterias usados. No distrito de Viana do Castelo, a Escola Básica e Secundária de Arga e Lima, em Lanheses, foi a escola com maior número de resíduos recolhidos, com um total de 6.600 quilos de equipamentos elétricos e eletrónicos.