Altominho.tv

Albergue em fase final de beneficiação acolherá peregrinos da Via Mariana

As obras de beneficiação do edifício que funcionará como Albergue de Peregrinos da Via Mariana, situado na freguesia de Salvador de Touvedo, em Ponte da Barca estão quase concluídas.

A Câmara Municipal de Ponte da Barca formalizou um protocolo com a Fábrica da Igreja Paroquial de Salvador de Touvedo, num valor de cerca de 32.000,00 euros.

Nesta obra foi realizado um projeto que visa tornar aquele edifício, que estava devoluto, num espaço com todas as condições para acolher os peregrinos.

“É com muito gosto que vejo esta obra quase terminada. Este projeto vem melhorar as condições de acolhimento de peregrinos de todo o Mundo, otimizando os espaços que estavam inutilizados, disponibilizando-os aos peregrinos e comunidade”, afirma o Presidente da Câmara Municipal.

A Via Mariana atravessa, no lado de Portugal, os concelhos de Braga, Vila Verde, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Melgaço, e inclui percursos pelo Parque Natural Peneda-Gerês

Trata-se de um caminho com 370 quilómetros entre Braga e Muxia, na Galiza, “guiado” pelos santuários marianos e desbravado pelo interior profundo e desertificado.

Os pontos de acolhimento na Via Mariana são ainda muito escassos, pelo que é necessário em muitos lugares recorrer aos alojamentos privados de tipo turístico.

Deste modo, o Albergue de Peregrinos de Salvador de Touvedo permitirá colmatar essa necessidade e ajudar a implementar esta nova rota que tem registado um grande crescimento.

Mapa do percurso da Via Mariana