Altominho.tv
R. Castelo

Escola Pública de Viana do Castelo subiu 202 lugares no ‘ranking’ nacional

A escola pública melhor classificada entre as secundárias passou despercebida no ano anterior, quando ocupava o 330.º lugar entre meio milhar de estabelecimentos de ensino, sendo agora a que mais subiu no ‘ranking’ elaborado pela Lusa.

O desempenho dos alunos da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira, fez com que o estabelecimento de ensino se destacasse como a pública com melhor média nacional nos exames de 2019, segundo uma análise realizada pela agência Lusa a dados disponibilizados pelo Ministério da Educação.

A média das 155 provas dos alunos internos foi de 13,29 valores (numa escala de zero a 20), levando a escola de São João da Madeira a ocupar o 1.º lugar ‘ranking’ das públicas e o 32.º da tabela que junta estabelecimentos públicos e privados.

Este ano, o primeiro lugar da tabela “sobe e desce” é ocupado pela Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira, que subiu do 330.º lugar para o 32.º.

Depois aparece a Escola Secundária Pinhal do Rei, na Marinha Grande, que também teve uma forte subida, passando do 416.º lugar do ‘ranking’ de 2018 para 212.º lugar este ano.

No grupo dos estabelecimentos de ensino que subiram mais de 200 lugares aparece em terceiro lugar a Escola Básica e Secundária de Arga e Lima, em Viana do Castelo, que disparou do 316.º lugar para 114.º.

No geral, na análise das escolas que mais subiram e desceram nas médias dos exames nacionais do ensino secundário foram tidas em conta 514 escolas, mas houve 20 que ficaram de fora por falta de dados que permitissem fazer essa comparação.

Depois, houve 247 estabelecimentos que subiram, 240 que desceram e outras sete que se mantiveram inalteráveis.