Altominho.tv

Meia centena de jovens candidataram-se a projetos municipais que pretendem estimular negócios e projetos artísticos

Meia centena de jovens residentes em Viana do Castelo candidataram-se aos dois projetos lançados pelo Município para estimular negócios e projetos artísticos, deu hoje nota a autarquia.

Ao projeto “Viana Jovens Empreendedores” foram apresentadas 31 candidaturas e ao projeto “Viana Jovens com Talento” foram apresentadas 19 candidaturas.

Os dois concursos “visam incentivar a juventude residente no concelho, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, proporcionando-lhe a oportunidade de concretizarem negócios e projetos artísticos”.

Segundo a Câmara de Viana, a análise das candidaturas será feita até final deste mês, sendo os resultados divulgados em julho.

Os projetos “Viana Jovens Empreendedores” e “Viana Jovens com Talento” têm investimentos previstos de 50 e de 40 mil euros respetivamente.

O principal objetivo é apoiar os jovens na criação do seu próprio emprego ou no lançamento de um projeto artístico/cultural.

O concurso “Viana Jovens com Talento” realça a existência de “um conjunto de jovens promissores que, por vezes, não avançam com os seus sonhos por falta de disponibilidade financeira”.

A iniciativa abrange as áreas da “música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, digital, multimédia, e tudo o que permita pôr a imaginação em prática e os sentimentos a descoberto”.

Já o concurso “Viana Jovens Empreendedores” visa “fomentar a criação de novos projetos empreendedores, que podem ser projetos dirigidos à cidade e ao público em geral ou projetos que tenham como objetivo criar uma marca, uma empresa ou implementar uma ideia inovadora que esteja há muito fechada na gaveta por falta de disponibilidade financeira”.

A iniciativa quer promover “a seleção de ideias ou projetos, em torno dos quais se perspetive a criação do próprio emprego, capacitar os empreendedores para o desenvolvimento dos projetos, dotando-os de ferramentas que lhes permitam a sua validação e consolidação e apoiar a criação de emprego e a fixação de pessoas, bens e serviços em Viana do Castelo”.

O Conselho Municipal da Juventude de Viana do Castelo terá um papel de destaque nestes projetos, já que integrará o júri dos concursos e ajudará a definir as propostas vencedoras.