Altominho.tv

Lojas e Postos de Turismo do Porto e Norte de Portugal reabrem portas a 1 de Junho

As lojas e postos de turismo da Região do Porto e Norte de Portugal reabrem portas a partir de 1 de Junho, estando 35 desses espaços certificados com o selo «Clean & Safe» para acolher os visitantes dentro das normas em vigor.

O Posto de Turismo do Centro, da Associação de Turismo do Porto (ATP), localizado na Baixa da cidade do Porto, e o Welcome Center do Aeroporto, da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), são os espaços com maior procura e onde se estima que possam começar a atender os primeiros turistas nesta reabertura de atividade.

“Numa altura em que o destino começa a receber reservas e todos os players estão empenhados em contribuir para criar uma perceção de segurança no território, a TPNP e a ATP, implementaram um plano de contingência que abrange todas as Lojas e Postos de Turismo da Região, cumprindo assim com todas as regras de higienização e distanciamento físico emanadas da Direção-Geral de Saúde (DGS)”, informou a entidade Turismo Porto e Norte de Portugal.

Assim, “os visitantes terão à sua disposição álcool-gel para higienização das mãos, estão estabelecidos corredores para entradas e saídas, é obrigatório o respeito pela etiqueta respiratória (incluindo o uso de máscara) e o staff usará equipamento de proteção individual”.

“Queremos transmitir uma imagem de segurança ao turista, porque essa perceção nos tempos em que vivemos é fundamental”, considera Luís Pedro Martins, Presidente da TPNP.

“Depois de termos mantido o atendimento turístico em formato online durante todo o período da pandemia, voltamos a ter o apoio presencial a turistas nos nossos espaços, e em condições de segurança e limpeza adequadas”, declara o Presidente da ATP, Ricardo Valente.

O dia 1 de Junho marca também a retoma de atividade de muitas unidades hoteleiras e de mais alguns estabelecimentos de restauração da região.

Luís Pedro Martins congratula-se com o facto de ser a Região Norte “aquela que ostenta o maior número de estabelecimentos distinguidos pelo selo «Clean & Safe», mas, sobretudo, com as diligências e a criatividade dos associados para cumprir com todas as disposições legais”.

As reservas já começaram a chegar e um dado animador para o presidente da TPNP é o registo de que “a região foi a que teve menor número de cancelamentos no período de confinamento”.

O facto de se presumir que o atual perfil do turista possui como denominador comum a procura de férias com tranquilidade e privacidade, leva Luís Pedro Martins a considerar que “o Porto e Norte de Portugal se destacará na preferência do cliente atual, e que territórios como o Douro, Trás-os-Montes ou o Minho terão durante estas férias muita procura”.

Salienta ainda que mesmo o sub-destino Porto se manterá na lista de preferências do turista internacional considerando a baixa pressão turística das suas principais cidades quando comparadas com destinos similares.