Altominho.tv
CM VIANA DO CASTELO

Centro de Acolhimento Temporário de Viana desativado no fim do mês

O Centro de Acolhimento Temporário de Viana do Castelo, destinado à Covid-19 e criado na Pousada da Juventude da cidade, vai ser desativado no fim do mês sem ter recebido infetados, mas não será desmontado.

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo, Miguel Alves, explicou que a desativação daquela estrutura foi concertada com o secretário de Estado da Mobilidade, coordenador regional Norte da Covid-19, Eduardo Pinheiro.

“Face à forte diminuição de novos casos de infeção no distrito de Viana do Castelo, tendo em conta que não existem internados na Unidade de Cuidados Intensivos no Hospital de Santa Luzia, sabendo-se da evolução global positiva da situação no território, o próximo passo será o de dispensar as equipas de apoio que estão permanentemente no espaço de modo a poderem prestar serviço noutro local”, explicou Miguel Alves.

O centro de acolhimento temporário abriu portas no dia 21 de abril, na Pousada da Juventude de Viana do Castelo, para receber os utentes de lares do Alto Minho infetados com Covid-19, com uma capacidade imediata para 16 pessoas, podendo, contudo, chegar às 50.

O socialista, que preside a Câmara de Caminha, acrescentou que “a estrutura que foi montada será mantida, desde as camas a todas as estruturas, por dever de cautela e tendo presente um cenário mais pessimista de um novo pico ou uma segunda vaga” da doença.

“O equipamento cumpriu, até agora, a sua função. Como sempre dissemos, o ideal era que não fosse utilizado e que os idosos pudessem ser acomodados nos seus lares, com as pessoas que conhecem e com o apoio de sempre. Foi isso que aconteceu, o Centro de Acolhimento Temporário não recebeu nenhum utente até agora”, reforçou.

Questionado sobre os custos de instalação da estrutura, Miguel Alves não soube quantificar, contudo, explicou que alguns equipamentos “foram adquiridos pela Proteção Civil, os recursos humanos contratados pela Segurança Social, sendo que a Câmara de Viana assegurou limpeza e outros custos”.