Altominho.tv
CM VIANA DO CASTELO

Museus de Viana do Castelo reabrem segunda-feira

Os museus de Viana do Castelo estão preparados para a reabertura na próxima segunda-feira, Dia Internacional dos Museus, depois do encerramento no mês de março devido à pandemia de Covid-19.

Em comunicado, a Câmara de Viana do Castelo adianta que a data vai ser assinalada, através das redes sociais do município, com dois filmes alusivos aos dois principais museus da autarquia: o Museu do Traje e o Museu de Artes Decorativas.

O Museu do Traje, integrado na Rede Portuguesa de Museus desde 2004, localiza-se na Praça da República e foi criado em 1997, com a missão de estudar e divulgar a identidade e o património etnográfico vianense.

Já o Museu de Artes Decorativas, instalado num solar urbano situado no largo de São Domingos, “tem um dos mais importantes acervos de artes decorativas”, através das coleções de mobiliário e louça.

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) com o objetivo de promover uma reflexão sobre o papel dos museus enquanto “meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos”.