Altominho.tv

Viana do Castelo quer promover comércio e restauração com novas esplanadas na rua

A Câmara e a Associação Empresarial de Viana do Castelo lançam esta quinta-feira uma campanha para promover o comércio local e a restauração, que prevê licenciamentos isentos de taxas de ocupação para novas esplanadas em praças e arruamentos da cidade.

Em comunicado, a autarquia e a associação empresarial explicam que a campanha de promoção do comércio e restauração em espaço público “permitirá que lojas comerciais utilizem áreas exteriores aos estabelecimentos comerciais, garantindo o distanciamento social”.

Esta iniciativa lançada no âmbito da passagem de estado de emergência a situação de calamidade, para preparar o desconfinamento social, passa pela “abertura de novas esplanadas para cafés, pastelarias e restauração no espaço público com o respeito das orientações da Direção Geral da Saúde (DGS)”.

“Serão identificadas novas praças e arruamentos dedicados ao comércio e restauração pelos serviços da autarquia e também serão disponibilizados vasos e floreiras. Todas estas novas áreas de ocupação do espaço público na cidade e no concelho serão apreciadas pela autarquia e associação empresarial antes do licenciamento, que será isento de taxas de ocupação”, explica a nota.

As inscrições para a adesão à campanha denominada ‘Viana à Esplanada’ “têm início na semana de 18 de maio, sendo que “será também apresentado um programa de divulgação aos órgãos de comunicação social da iniciativa de promoção da doçaria e da gastronomia do concelho, com especial destaque para o pescado, bacalhau e mariscos”.

“Viana à’ Esplanada” é uma das ações da campanha nacional “Havemos de ir a Viana” que a Câmara e a associação empresarial vão desenvolver para promover o setor do turismo. O poema de Pedro Homem de Mello, imortalizado no fado interpretado por Amália Rodrigues, dá o mote à promoção de Viana do Castelo.

A Associação Empresarial de Viana do Castelo representa cerca de 1.100 empresas de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira, Valença e Paredes de Coura.

Segundo números da AEVC, na área urbana de Viana do Castelo estão situadas cerca de 600 lojas comerciais, sendo que em todo o concelho o tecido empresarial integra cerca de 3.400 empresas, perto de 1.000 dos setores de hotelaria, restauração e similares”.