Altominho.tv

Viana do Castelo mantém estacionamento gratuito até 17 de maio

O estacionamento nos parquímetros e no maior parque subterrâneo de Viana do Castelo vai manter-se gratuito até ao dia 17 de maio.

De acordo com um despacho assinado pelo presidente da Câmara, José Maria Costa, entre as medidas que integram a estratégia municipal de transição do estado de emergência para situação de calamidade, consta a manutenção da suspensão do pagamento do estacionamento na via pública e no parque subterrâneo do Campo d’Agonia.

A medida, agora renovada, está em vigor desde 18 de março na sequência da pandemia de Covid-19 e abrange os 166 lugares com parquímetros situados na cidade e os 1.080 lugares no parque de estacionamento do Campo d’Agonia, construído no âmbito do Programa Polis.

Em 2008, aquele equipamento abriu concessionado a uma empresa local, mas problemas estruturais levaram o concessionário a encerrar a estrutura, em dezembro de 2013, e a exigir a rescisão do contrato.

Em 2015, a Câmara de Viana do Castelo reabriu o parque com estacionamento ‘low-cost’, “para apoiar os munícipes e dinamizar as atividades económicas da cidade”, depois de ter chegado a acordo com o principal acionista da VianaPolis (detida em 60% pelos ministérios do Ambiente e das Finanças) para a transferência da propriedade do equipamento para a autarquia, detentora dos restantes 40% da sociedade.