Altominho.tv

Crianças do pré-escolar do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais continuam a usufruir em casa das atividades de promoção de consciência fonológica

A Câmara de Caminha informou hoje que no âmbito da pandemia Covid-19, as crianças do pré-escolar do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais continuam a usufruir em casa das atividades de promoção de consciência fonológica, terapia da fala.

Com o encerramento dos estabelecimentos de ensino devido à pandemia Covid-19, “o Município decidiu dar continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito da terapia da fala que decorriam em todos os Jardins de Infância do Agrupamento desde janeiro”.

Este trabalho está a ser realizado no domicílio de cada agregado familiar, através de desafios fonológicos, preparados e enviados bissemanalmente pela Equipa Multidisciplinar School4All Caminha.

Estas sessões em casa têm como objetivo “apoiar os encarregados de educação na nova realidade de isolamento social e ensino à distância, capacitando-os para o desenvolvimento de atividades e brincadeiras ajustadas à fase de desenvolvimento de cada criança e orientadas para os fatores de sucesso na eficácia da leitura e da escrita e intervir precocemente através da redução ou eliminação de consequências associadas a possíveis défices fonológicos, com base num modelo de caráter universal para a promoção do sucesso escolar”.

Através de jogos e atividades simples e lúdicas, as crianças são desafiadas a brincar com os sons, as rimas, as sílabas e as palavras.

Esta é mais uma medida implementada pelo Município no âmbito do projeto School4All- Caminha, que permite que mais de duas centenas de crianças usufruam de sessões de terapia da fala gratuitamente.