Altominho.tv
PEXELS

Testados colaboradores dos dois lares de idosos de Vila Nova de Cerveira

Todos os colaboradores dos dois lares de idosos do concelho de Vila Nova de Cerveira – Santa Casa da Misericórdia e Centro Paroquial de Reboreda – foram submetidos a testes de despistagem à Covid-19, informou esta segunda-feira a autarquia local.

Em comunicado, o município adiantou que o rastreio dos profissionais foi resultado de uma operação logística articulada entre a Autoridade de Saúde do Norte, o agrupamento de centro de saúde, o centro distrital de segurança social, a Proteção Civil, o INEM, a Cruz Vermelha e a autarquia.

“Numa primeira fase, a Câmara Municipal já tinha garantido a realização de testes às equipas que prestam serviço em rotatividade quinzenal, assim como se disponibiliza para pagar testes de rastreio aos colaboradores dos centros de dia de Covas e de Campos”, explica a autarquia liderada por Fernando Nogueira.

Na nota enviada à imprensa, o executivo municipal adianta que “tem vindo a acompanhar diariamente, e desde a primeira hora, as necessidades e preocupações manifestadas pelas direções dos lares de idosos do concelho provocadas pelo surto de Covid-19, disponibilizando o apoio dos serviços sociais municipais, a entrega de material de higienização e de proteção individual (máscaras, EPI’s, luvas, gel desinfetantes, entre outros), assim como a realização de testes de rastreio aos colaboradores que se encontram a fazer turnos semanais/quinzenais em espelho, procurando minimizar qualquer risco de contágio e conferindo uma maior confiança a profissionais e utentes”.

No que diz respeito às instituições que prestam apoio domiciliário, “caso a ARS Norte ou Segurança Social não alargue esta medida preventiva”, a Câmara Municipal “mostrou disponibilidade para realizar testes de rastreio a colaboradores que estejam a prestar serviço no terreno, mediante as necessidades de cada IPSS”.

O concelho de Vila Nova de Cerveira tem nove casos confirmados, dos quais cinco estão ativos e quatro recuperados, nenhum deles reportado a um dos lares de idosos. Há ainda registo de uma morte, um munícipe que se encontrava institucionalizado num lar de idosos fora do concelho.