Altominho.tv

Testados 173 funcionários das sete IPSS de Monção

Os 173 funcionários das sete Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Monção começaram este sábado de manhã a ser submetidos a testes de despistagem à Covid-19.

O rastreio dos profissionais de saúde decorre ao abrigo de uma parceria entre a Unidade de Microbiologia Aplicada (UMA) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), disse à Lusa o presidente da Câmara de Monção.

António Barbosa destacou ainda que “além dos testes aos profissionais das IPSS, são também hoje rastreados cerca de 56 idosos da Santa Casa da Misericórdia, sendo que a Câmara garantirá os testes de 28 utentes negativos que foram retirados do lar e instalados numa unidade hoteleira do concelho”.

“Estes idosos testaram negativo a 8 de abril e estão alojados num hotel, numa iniciativa suportada pela autarquia. Hoje repetem o rastreio para confirmar o resultado”, explicou o autarca.

António Barbosa adiantou que, no domingo, às 10h00, um dos dois edifícios do lar da Santa Casa vai ser desinfetado para que, a partir da próxima semana, os idosos que permanecerem sem a doença possam começar a ser transferidos para a instituição.

Na sexta-feira, a Câmara de Monção indicava a existência de 102 casos positivos no concelho, 71 dos quais relativos à Santa Casa da Misericórdia de Monção, oito mortes, seis das quais utentes da instituição.

O vice-presidente da Misericórdia, instituição que naquele concelho foi a mais afetada pela pandemia de Covid-19, disse que “os testes começam a ser realizados a partir das 14h00, a 40 funcionários e 56 idosos”.

Armindo da Ponte explicou que “dos 56 idosos, 28 são negativos e estão alojados num hotel, numa ação custeada pela autarquia, e outros 28 são casos positivos instalados na Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), que não demonstraram quaisquer sintomas nos últimos de vinte e um dias e são rastreados através do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

Segundo Armindo da Ponte, na sexta-feira foi retirado todo o material de um dos dois edifícios da instituição para que, no domingo, seja realizada a desinfeção.

A Unidade de Microbiologia Aplicada (UMA) do IPVC começou, na última semana, a realizar o procedimento de despistagem ao SARS Cov 2, depois de ter obtido a certificação pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), funcionando, em articulação com a ULSAM, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte e a Proteção Civil Distrital.