Altominho.tv

Videojogo desenvolvido por alunos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo acaba de chegar à STEAM

Há um videojogo desenvolvido por alunos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo que acaba de chegar à STEAM, a plataforma líder em jogos online, que é, ao mesmo tempo, uma loja virtual e uma comunidade de jogadores na internet.

O estúdio Shadowmatic Labs dedica-se ao desenvolvimento de videojogos desde 2018 e é atualmente composto por quatro vianenses, três dos quais alunos do curso de Engenharia de Computação Gráfica e Multimédia, da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, João Pedro Borlido da Silva, que terminou a licenciado em 2019 e Bruno Filipe Sousa da Silva e Miguel Afonso Ferreira Dantas ainda a frequentar o curso no IPVC.

No passado dia 20 de abril, o coletivo lançou um novo projeto na STEAM: o jogo SBX 5K.

Classificado na categoria FPS (jogo de tiro na primeira pessoa), o SBX 5K é um shooter multiplayer com uma componente estratégica, que permite aos jogadores testar os seus reflexos e intelecto em partidas 1 contra 1.

Ao todo são jogadas 7 a 12 rondas de ação num pequeno mapa modular. Entre rondas, os jogadores tomam decisões estratégicas que alteram a configuração do mapa onde jogam. Podem colocar paredes para quebrar o jogo inimigo, aprisionar o adversário ou estender o mapa com objetos para obter a vantagem na ronda seguinte.

A lista dos melhores jogadores é atualizada em tempo real e, durante a semana de lançamento, a STEAM e o Shadowmatic Labs vão premiar o top 3 com vouchers que podem ser usados na plataforma. 

O SBX 5K pode ser jogado gratuitamente através da STEAM, jogável em Windows ou MacOS, adiantam os responsáveis.

O mercado dos videojogos em Portugal tem vindo a melhorar de ano para ano (com mais oferta e mais diversidade), no entanto, e segundo dados da Associação de Produtores de Videojogos, o setor ainda enfrenta desafios, designadamente no que concerne à captação de capital e talento para desenvolvimento de projetos inteiramente nacionais.

A Sahdowmatic Labs acredita que o recém-lançado SBX 5K pode ser uma montra. Para já, o objetivo é “dar visibilidade ao trabalho desenvolvido e ao gamedev”, afirmam, mas dependendo da recetividade, o jogo poderá vir e expandido com novas funcionalidades e novos gráficos.