Altominho.tv

Empresas do setor automóvel no Alto Minho preparam retoma gradual da laboração

O presidente da Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) disse esta quarta-feira que as empresas do setor automóvel instaladas nos parques industriais do Alto Minho estão a preparar o reinício gradual da laboração, suspensa devido à pandemia de Covid-19.

“As empresas estão atentas ao evoluir da situação, estimando que a curto prazo possam arrancar a laboração de forma gradual, nomeadamente as que produzem para a fábrica da PSA de Vigo, na Galiza, que será uma das primeiras a recomeçar a trabalhar”, afirmou à Lusa Luís Ceia.

O presidente da CEVAL, estrutura que representa cerca de 5.000 empresas do distrito de Viana do Castelo e que empregam mais de 19.000 trabalhadores, adiantou que as empresas por ele contactadas prevêem retomar a atividade “nunca antes de maio, em velocidade gradual, em regime de praticamente de um turno e com produção menor do que o habitual para reduzir o número de trabalhadores, mantendo a distância de segurança prevista nos planos de contingência”.

“Por exemplo, as empresas que trabalhavam com três turnos passam a trabalhar só com um, diminuindo a produção por hora para garantir o distanciamento nas linhas de produção. Como forma de precaver contágio, haverá um intervalo maior entre trabalhadores nas linhas de produção o que reduzirá a produtividade”, especificou.

Nos 25 parques empresariais espalhados pelos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, com uma área equivalente a 777 campos de futebol, estão instaladas cerca de 300 empresas, que empregam cerca de 15.000 trabalhadores.

Segundo Luís Ceia, daquelas empresas, cerca de 250 estão ligadas ao setor automóvel.

“Antes do encerramento, as empresas tiveram o cuidado de produzir mais do que o necessário para quando tivessem de arrancar terem algum material em stock“, explicou.