Altominho.tv
TVI

Palavras utilizadas em reportagem da TVI revolta população do norte

No arranque da emissão de ontem dia 13 de abril, do “Jornal das 8” da TVI, foi emitida uma reportagem sobre o número de infectados pela COVID-19 no norte de Portugal. “Concentra quase 60% da totalidade dos casos e 57% das mortes por COVID-19 no país. A região norte está a ser de longe a mais castigada“, frisa a jornalista no início da reportagem.

População menos educada, mais pobre, envelhecida e concentrada em lares” foram alguns dos motivos apontados para a concentração de casos do novo coronavírus. Nas redes sociais, o oráculo de texto que referia os dados rapidamente chegou às redes sociais e gerou polémica.

A reportagem tornou-se num dos temas mais comentados nas redes sociais e as críticas foram-se multiplicando.

Entretanto, a Direção de Informação da TVI emitiu hoje um comunicado a pedir desculpa pelo que considera “erro grosseiro” num oráculo de apoio a uma reportagem no Jornal das 8 sobre a incidência da covid-19 no Norte do País.

“Apesar de todas as redações que produzem jornalismo estarem a trabalhar em condições terríveis, em que nenhum de nós até hoje tinha vivido, a TVI fez o que estava certo: questionou algo relevante, falou com quem sabe e produziu uma reportagem com uma intenção genuinamente construtiva e socialmente relevante”, lê-se no comunicado assinado pelo diretor de Informação, Sérgio Figueiredo, aludindo aos procedimentos de reportagem.

Admitindo o erro, prossegue: “Isto não justifica, porém, a construção de uma frase infeliz no ecrã, nem a parte do texto que a suportava. Nomeadamente aquela que, entre as razões demográficas e sociológicas indagadas, sugeria níveis de educação abaixo da media nacional. Essa frase foi por muitos interpretada como uma ofensa às gentes do Norte – o que não era evidentemente o nosso propósito”.