Altominho.tv

BE lamenta chumbo de proposta de apoio aos pescadores

A distrital do Bloco de Esquerda (BE) de Viana do Castelo lamentou que a proposta para apoio aos pescadores no âmbito do estado de emergência tenha sido chumbada, na quarta-feira, por PS, PSD e PCP.

Na proposta apresentada na Assembleia da República, o BE sugeria que, no quadro das medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia de covid-19, o Governo assegurasse “o acesso imediato ao Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca”.

O BE de Viana do Castelo lembra em comunicado que “o estado de emergência atual tem gerado uma queda abrupta dos rendimentos dos profissionais da pesca” e que muitas embarcações se encontram “paradas devido à queda acentuada do preço do pescado, resultado do encerramento de restaurantes, peixarias e mercados, e quebras nas exportações”.

Segundo o partido, as medidas decretadas pelo Governo para o setor “são manifestamente insuficientes para dar resposta à situação dos profissionais da pesca que se viram obrigados a cessar temporariamente a sua atividade e que por isso ficaram privados da sua fonte de rendimento”.