Altominho.tv

Município de Paredes de Coura faculta linha médica exclusiva para a população

O Município de Paredes de Coura acaba anunciar em comunicado, uma linha médica exclusiva para todos os courenses.

De acordo com o comunicado “o objetivo é que todos tenham acesso ao P5, plataforma de medicina digital constituída por médicos e enfermeiros das mais diversas especialidades, no âmbito de uma parceria entre a Câmara de Paredes de Coura e a Escola de Medicina da Universidade do Minho“.

Desta forma, a população do concelho, que não tenha acesso a computadores ou smartphones têm agora a possibilidade de serem atendidos à distância de um simples telefonema. Para isso, terão de marcar o 253 144 420 – opção 3, exclusiva para Paredes de Coura.

O presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, sublinha que, “num contexto de ansiedade, e com o receio de muitas pessoas se dirigirem aos centros de saúde, esta linha poderá ser um primeiro auxílio para as pessoas que estão preocupadas com o COVID-19 ou outra doença que precise de acompanhamento.”

Esta plataforma digital P5, até agora apenas disponível em www.p5.pt/registo-paredes-de-coura,  está também acessível através do número de telefone 253 144 420 – opção 3 (exclusiva para Paredes de Coura), permite o esclarecimento de dúvidas de saúde ao nível da prevenção, orientação e pode inclusive servir de pré triagem à infeção por COVID-19, antes do recurso à linha oficial do SNS24 (808 24 24 24), evitando a sobrecarga dos serviços.

Trata-se de um projeto de medicina digital único ao nível da União Europeia. “A assistência médica digital será o futuro. É regulada, segura, eficiente, cómoda para as pessoas e retira pressão sobre os serviços médicos, um dos problemas que todos enfrentamos na atualidade. Esta ajuda médica é um privilégio que muitos gostariam de ter. Por isso, espero que os courenses a valorizem”, salienta o autarca.