Altominho.tv

Retomadas buscas por jovem que caiu ao rio Minho

As buscas para encontrar o jovem de 26 anos que caiu ao rio Minho, na passada terça-feira, em Melgaço, foram retomadas esta quinta-feira, com o apoio de dois meios aéreos espanhóis.

O capitão do porto e comandante da Polícia Marítima (PM) de Caminha, Pedro Costa, adiantou que aqueles meios aéreos são garantidos pela Guardia Civil e pela Agência de Emergência Galega 112 (Axega).

Na terça-feira, o jovem de 26 anos “escorregou e caiu” quando “passeava” junto ao rio internacional, na freguesia de Remoães, no concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo.

As buscas a realizar no troço internacional do rio Minho vão contar com a participação de Pedro Costa, com três embarcações, duas espanholas e uma da PM de Caminha. Em terra, nas duas margens, as operações vão envolver meios dos bombeiros voluntários de Melgaço e da Guardia Civil espanhola. Estas operações mobilizam mais de 20 operacionais dos dois países.

Na quarta-feira, as buscas terminaram cerca das 19h05, sem sucesso. Participaram dois meios aéreos, um da Força Aérea Portuguesa (FAP) e outro da Guardia Civil, tendo sido feitas buscas desde Melgaço até ao concelho de Monção.

“A área de maior probabilidade, na freguesia de Remoães, foi investigada com bastante rigor e não foi encontrado nenhum indício. Na quinta-feira, voltaremos a essa área. Não estando aí, entraremos na fase de alargar a área de busca”, especificou o comandante.

Pedro Costa adiantou que a família do jovem, natural de Remoães, está a receber apoio de um psicólogo, disponibilizado pelo serviço municipal de proteção civil de Melgaço.

O acidente ativou, como é habitual naquela zona transfronteiriça, o projeto ARIEM+ – Assistência Recíproca Inter-regional em Emergências e Riscos Transfronteiriços.

Os objetivos do ARIEM+ incluem a criação de uma Rede de Comando Operacional Único para a gestão conjunta de recursos humanos e materiais em situações de risco que melhorem a gestão e coordenação de emergências no local.