Altominho.tv

Paredes de Coura apela ao respeito pela privacidade e anonimato na revelação dos casos infetados no concelho

O Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vitor Paulo, justificou em comunicado, a opção de manter o direito à privacidade e anonimato na revelação dos casos infetados no concelho.

Relembra que o município tem partilhado em tempo real, o número oficial de infetados no concelho porque entende ser essa a obrigação de quem tem um compromisso com a verdade, com a transparência e o direito à informação de toda a comunidade, que é o alicerce da confiança que os cidadãos depositam nas instituições.

Vitor Paulo realça que “a obrigação de informação não pode ultrapassar a barreira do direito à privacidade e anonimato que cada doente tem, como expressão da sua dignidade humana. Por este motivo, não é admissível a divulgação de quaisquer informações pessoais ou que, de alguma forma, possam pôr em causa o anonimato. Só as autoridades de saúde (DGS) têm o poder e a obrigação de verificar e identificar todos os contatos para rastreio de possíveis cadeias de transmissão”.

Vítor Paulo Pereira admite que as pessoas tenham “um desejo intenso pelo conhecimento dos números porque acreditam que um contexto de poucas infeções lhes dá uma maior segurança”. No entanto, para o presidente da Câmara, “isso é o maior erro”.

Os números vão aumentar em Paredes de Coura, no Distrito de Viana do Castelo e no país porque essa é a natureza da pandemia. O que depende de nós é procurar conter ao máximo o contágio de forma a que a crescimento do número de infeções não seja descontrolado pois isso é que vai impedir que o melhor tratamento possa chegar a todos – sobretudo aos mais frágeis“, acrescenta.

Vitor Paulo, continua a referir que “todos nós temos de pensar que somos potenciais contaminadores. Os cuidados que todos temos de ter para evitar a contaminação (uso de máscara, lavagem das mãos, isolamento social, não sair de casa a não ser por motivo de força maior, etc.) estão ao mesmo nível que a segurança na condução: o nosso erro põe em causa a nossa vida, a dos que amamos e da comunidade inteira”.

Reforça o compromisso do apoio a todas as instituições no terreno, e, em articulação com a ULSAM, afirmou já ter preparado estruturas de apoio aos cuidados de saúde, devidamente equipadas, que garantam até 100 camas para retaguarda das IPPS e Lares ou o isolamento de pessoas que não tenham condições em suas casas.

Faremos todo o possível para que tudo corra bem mas o contributo que faz a diferença é o seu: por favor, fique em casa, pela sua vida e pela vida dos outros“, apelou.

Recorde-se que o município de Paredes de Coura confirmou esta quinta feira que existem cinco casos de infeção no concelho.