Altominho.tv

Alargado prazo de concurso para conceção do cartaz da Romaria d’Agonia

A comissão de festas da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, informou esta quinta-feira que decidiu alargar o prazo para apresentação de propostas ao cartaz da edição 2020, devido à pandemia de Covid-19.

Em comunicado enviado à imprensa, a organização explica que o concurso, que deveria terminar a 30 de abril, vai prolongar-se até 29 de maio e os resultados serão anunciados após a reunião decisória do júri, que terá lugar durante o mês de junho, de acordo com o novo regulamento da festa.

A comissão de festas adianta ainda que, “além do papel, como em edições anteriores, as propostas no âmbito deste concurso poderão também ser entregues este ano em suporte digital, com resolução mínima de 300 dpi, em ficheiros de formatos JPEG ou TIFF, através de qualquer dispositivo eletrónico de armazenamento, como unidades de memória USB (pen drive) ou DVD”, acrescentando que “os suportes não podem conter a identificação do autor”.

O concurso para a conceção do cartaz da edição 2020 “volta a ter tema livre” e está aberto a “todos os interessados que desejem concorrer quer individualmente, quer em equipas, podendo cada concorrente apresentar até duas propostas”.

“O que queremos é que se mantenha o nível, a qualidade e o interesse que este concurso vem demonstrando. É uma forma de envolvermos cada vez mais fotógrafos, designers, artistas, jovens que se interessam pelas nossas tradições e que se entusiasmam com a possibilidade de prepararem aquele que para nós é ‘O Cartaz’”, explicou o presidente da Comissão de Festas, António Cruz, citado na nota.

A edição 2020 da Romaria de Nossa Senhora da Agonia vai decorrer entre os dias 19 e 23 de agosto, datas que “obrigatoriamente devem figurar do cartaz”.

O regulamento deste concurso estabelece que os cartazes concorrentes são avaliados por quatro critérios, designadamente a eficácia da mensagem que passam, a originalidade e criatividade e a qualidade técnica e estética.

O vencedor “receberá um prémio pecuniário no valor de 500 euros e terá a sua criação espalhada pelo mundo para apresentar a maior romaria portuguesa”.

Desde 2010 que o cartaz oficial da Romaria d’Agonia é escolhido através de concurso e “em 2016, pela primeira vez, a autoria ultrapassou as fronteiras portuguesas”.

Em 2019, foram apresentadas 75 propostas, um aumento de 15% face ao concurso anterior.