Altominho.tv
CM VILA NOVA DE CERVEIRA

Plataforma vai monitorizar casos diários de Covid-19 em Vila Nova de Cerveira

A Câmara de Vila Nova de Cerveira vai lançar, na sexta-feira, uma plataforma online para monitorizar, diariamente, a evolução de pandemia de Covid-19 no concelho.

Segundo o presidente da autarquia, Fernando Nogueira, a ferramenta será “específica e restrita à divulgação de casos de covid-19 no concelho”, como forma de “privilegiar a verdade da informação veiculada às populações e evitar a disseminação de notícias falsas que apenas criam alarmismo e pânico sociais”.

“A título gratuito, e resultado de uma ação de responsabilidade social da LBR Consultores de Braga, esta plataforma tem duas vertentes: por um lado, a informação diária introduzida pela câmara de casos positivos e em monitorização pelas autoridades competentes, e, por outro lado, uma opção de registo voluntário, na qual os cerveirenses podem informar-se sobre qual dos três tipos de isolamento estão a cumprir: isolamento voluntário, cuidadores de crianças ou teletrabalho”, explicou o autarca.

A plataforma de balanço Covid-19 de Vila Nova de Cerveira, “atualmente em fase final de testes, visa dar uma resposta rigorosa, objetiva, transparente e, acima de tudo, verdadeira sobre a situação do concelho relativamente ao novo coronavírus, de forma a minimizar o impacto perigoso de notícias veiculadas nas redes sociais, sem fundamentação, e que apenas geram confusão junto da comunidade e além de criar dificuldades a quem está a trabalhar no terreno no dia a dia”.

“À distância de um clique num ‘link’ oportunamente anunciado, os munícipes poderão obter informação fidedigna com representação gráfica e geográfica das ocorrências, desocupando as redes telefónicas da proteção civil municipal orientadas para assuntos mais prementes”, referiu.

Além do município de Vila Nova de Cerveira, “a LBR Consultores de Braga está a colaborar com mais dois concelhos do Norte do país e um do Alentejo”.

A plataforma terá “a mesma linguagem gráfica da que é disponibilizada pela Direção-Geral da Saúde(DGS).