Altominho.tv

Vídeo ajuda a explicar as medidas de distanciamento social e isolamento às crianças

A Ordem dos Psicólogos está a produzir uma série de vídeos pedagógicos para ajudar os pais a ultrapassar os diversos desafios que estão a surgir pelo facto de estarem fechados em casa, com os filhos.

Nos últimos dias, várias entidades, públicas e privadas, têm-se desdobrado em iniciativas para manter as crianças ocupadas, com acesso a livros, a cumprir as recomendações das autoridades de saúde.

Agora, o site da Ordem dos Psicólogos Portugueses colocou algumas respostas num documento explicativo e também num vídeo, que preparou e disponibilizou no âmbito da literacia psicológica.

No seu site, a Ordem apresenta recomendações específicas sobre esta pandemia, bem como as melhores formas de explicar a uma criança a importância das medidas de distanciamento social e isolamento.

Utilizar informação clara e real, palavras adaptadas à idade da criança e confirmar que ela compreendeu corretamente a mensagem, são algumas das propostas.

Além disso, é recomendado que limite a exposição delas a notícias, explique a mesma coisa várias vezes e dê-lhes oportunidade e tempo para expressarem os seus sentimentos e receios.

“Como explicar a uma criança a importância das medidas de distanciamento social e isolamento?”. Veja o vídeo e consulte os documentos de apoio.

COVID-19: Crianças

"Como explicar a uma criança a importância das medidas de distanciamento social e isolamento?" – Veja o vídeo e consulte o documento de apoio em: www.ordemdospsicologos.pt/covid19/documentos_apoio#COVID19 #Crianças #Psicologia #Isolamento #Ordemdospsicologos

Posted by Ordem dos Psicólogos Portugueses on Sunday, 15 March 2020