Altominho.tv

Associação Ilumiano cria movimento de voluntariado para ajudar pessoas mais suscetíveis e mais frágeis

A Associação Ilumiano, composta por vários jovens de Ponte de Lima, criou um movimento de voluntariado para ajudar pessoas mais suscetíveis e mais frágeis, em período de Pandemia.

“Neste período de Pandemia é imprescindível #Ficaremcasa.
E, para além disso, é sempre tempo de cuidar de quem mais gostamos. Quem pode ser mais suscetível e mais frágil”
, referiu a Associação.

“Os idosos constituem um grupo desfavorecido em termos de reserva imunitária. Mais do que qualquer outro membro da família, os idosos devem manter-se em casa, longe de aglomerados e espaços públicos”.

A Associação considera ainda que “é nosso dever cívico enquanto jovens protegermos os nossos avós, tios, vizinhos e amigos”.

Quem pretender juntar-se a este grupo e ajudar nesta causa, como no apoio domiciliário ou levar bens necessários às pessoas com este tipo de carência, deve inscrever-se num formulário disponível na página da Ilumiano.

As formas de ajudar os outros são variadas, “podes fazê-lo oferecendo-te para levar pequenas compras necessárias, mas lembra-te SEMPRE de tomar as devidas precauções e lavar sempre as mãos após este tipo de exposição. Evita sempre manifestações de afeto que envolvam contacto pessoal”.

Para os que necessitam de ajuda ou conhecem alguém que esteja neste grupo de risco, a Associação deixa dois contactos: 969651567 | 926153928.

No Facebook várias são as páginas e movimentos que estão a surgir neste âmbito.

COVID-19 é o nome atribuído pela Organização Mundial da Saúde, à doença provocada pelo novo coronavírus SARS-COV-2, que pode causar infeção respiratória grave como a pneumonia.

Este vírus foi identificado pela primeira vez em humanos, no final de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei.

Recordamos que os principais sintomas desta doença são febre, tosse seca e dificuldades respiratórias (falta de ar).