Altominho.tv

Reposição das fronteiras e definição de nove pontos de passagem

Portugal e Espanha estão a concluir as notas técnicas que permitirão ainda hoje reintroduzir os controlos de fronteiras terrestres, estabelecendo exclusivamente nove pontos de passagem, disse Eduardo Cabrita, avançando que “todas as outras passagens vão ser absolutamente interditadas”.

Valença/Tui, Chaves/Verín, Quintanilha/San Vitero, Vilar Formoso/Fuentes de Oñoro, Monfortinho, Marvão/Valência de Alcântara, Caia/Badajoz, Vila Verde de Ficalho/Rosal de La Frontera e Castro Marim/Ayamonte são os nove pontos em que a fronteira permanece “aberta”, exclusivamente para passagem de mercadorias e deslocações em trabalho. O controlo sanitário será feito pelos dois países.

O fecho das fronteiras terrestres com Espanha ocorrerá ainda esta segunda-feira, estando ainda por decidir a hora a que tal acontecerá bem como a hipótese de suspender as ligações aéreas entre os dois países. As reuniões que decorrem entre o Governo português e o  espanhol estão a definir as regras para o fecho da fronteira terrestre e a avaliar “medidas a adotar em relação à fronteira aérea”.

“Economia deve ser mantida a funcionar pelo que é essencial garantir manutenção do transporte de mercadorias, nomeadamente a circulação de produtos alimentares”, disse Eduardo Cabrita. Esta restrição de movimentos será aplicada, em articulação com as autoridades espanholas, ainda esta segunda-feira.

As maiores mudanças dizem respeito ao trânsito de lazer e turismo, especialmente quando se aproxima a Páscoa, altura em que é comum a presença de milhares de turistas espanhóis em Portugal. Este fluxo vai ser impedido.

Sobre os aeroportos, foi anunciado pela ministra da Saúde, em conferência de imprensa conjunta, depois de uma reunião os homólogos europeus, que se irão manter as medidas de restrição de voos entre o nosso país e China e Itália. Serão reforçados os cuidados sanitários à chegada de passageiros a Portugal, com inquéritos epidemiológicos, observação visual e distribuição de folhetos de informação.

Para uma conferência de imprensa agendada ainda para a tarde desta segunda-feira, fica o anúncio da tomada de decisão sobre as ligações aéreas entre Portugal e Espanha e a que horas ocorrerá o fecho de fronteiras terrestres.

Notícia atualizada às 17h30