Altominho.tv

Investimento de 416 mil euros requalifica entrada norte da cidade de Valença

A Câmara de Valença informou que teve início a empreitada de requalificação da entrada norte da cidade, num investimento de 416 mil euros.

Em comunicado hoje enviado, o município explicou que “a entrada norte de Valença vai ser renovada, reorganizada e ganhar um novo figurino mais urbano e funcional”, sendo “em breve visível nas estradas do Faro e dos Esquecidos e na Estrada Nacional (EN) 101”.

O objetivo da obra é “dar mais urbanidade, segurança e funcionalidade à entrada norte da cidade”, adianta a autarquia liderada por Manuel Lopes, acrescentando que “um perfil mais urbano e moderno, com melhoria na circulação e segurança de todos quantos entram em Valença, pela EN 101, será notória, pretendendo resolver os problemas de saída da estrada do Faro”.

Com esta intervenção, serão construídas “duas novas rotundas, mais espaços verdes e novas infraestruturas”.

“A nova rotunda norte de Valença passará a regular todo o trânsito que circula na EN 101, na Branqueta, e o cruzamento dos Esquecidos receberá também uma nova rotunda, eliminando um cruzamento que há muito tempo é reivindicado pelos valencianos”, lê-se naquela nota.

A intervenção vai incidir desde o Largo Acácio Fernandes, na confluência da EN 101 com a Rua dos Esquecidos, da Rua do Esquecidos até à Capela do Senhor dos Esquecidos e desta última até à EN 101, junto ao acesso da Estrada do Faro.

O trânsito também será reordenado e haverá “novos sentidos”. Segundo o município, “a estrada do Faro, desde a EN 101 até ao cruzamento dos Esquecidos passará a ter um só sentido e a estrada dos Esquecidos, desde o cruzamento à EN 101, manterá os dois sentidos”.

A empreitada prevê ainda que “a avenida Tito Fontes, desde a EN 101 até à futura rotunda dos Esquecidos, ganhe um novo perfil, mais humanizado e acessível às pessoas, só com um sentido de circulação”, refere a autarquia.