Altominho.tv

Movimento de Viana do Castelo espera que desconto seja início do fim das portagens

Um movimento cívico de Viana do Castelo saudou, hoje, os descontos nas portagens anunciado pelo Governo para sete autoestradas, esperando que “seja o início de um processo contínuo até à reposição da gratuitidade na Autoestrada 28 (A28).

Para o movimento “Naturalmente Não às Portagens na A28” os descontos anunciados pelo Governo permitirão “a mitigação dos danos e custos que os utentes, cidadãos anónimos e empresas têm suportado injustamente na A28, por não terem qualquer via alternativa”.

Em comunicado, o movimento cívico sustenta não existir “qualquer alternativa” à autoestrada que liga Viana do Castelo, capital do Alto Minho, à cidade do Porto 

“A Estrada Nacional (EN) 13 não é de todo uma alternativa”, reforça o movimento, adiantando que apesar “de o distrito de Viana do Castelo ser um distrito litoral, apresenta índices de desenvolvimento comparáveis com os de distritos do interior”. 

Segundo o movimento “Naturalmente Não às Portagens na A28″ a aplicação de portagens naquela antiga via Sem Custos para o Utilizador (SCUT)”tem castigado e prejudicado este território de Viana do Castelo e todo o Alto Minho”.

“Foram inúmeros os problemas e constrangimentos criados com a implementação desta medida, em 2010, e que constituíram um forte entrave à competitividade da região e foram ainda um fator prejudicial para as relações transfronteiriças da mesma”, acrescenta a nota.  

O movimento adianta que “continuará a manifestar-se contra esta injustiça e ataque aos cidadãos e empresas deste território de Viana do Castelo e Alto Minho, apelando, assim, que considerem a reavaliação do modelo de portagens para introduzir uma maior justiça e coesão territorial e em particular nesta zona fronteiriça com Espanha”.

Na quarta-feira, a ministra da Coesão Territorial anunciou, em Macedo de Cavaleiros, descontos nas portagens de sete autoestradas a partir do terceiro trimestre do ano para os “utilizadores frequentes”.

“Vai ser posto em prática no terceiro trimestre deste ano. Estamos a falar de um desconto de quantidade para os veículos classe 1 quer classe 2”, afirmou Ana Abrunhosa, que falava à margem de uma visita no âmbito da iniciativa “Governo mais próximo”, no distrito de Bragança.

Ana Abrunhosa explicou que se trata de “um desconto de quantidades”, exemplificando que a “partir do oitavo dia até ao 15.º dia haverá um desconto de 20% e a partir do 16.º dia até ao final do mês será um desconto de 40%”.
Nas autoestradas A4, A24, A28, A25, A23, A13 e A22, antigas SCUT, já eram aplicados descontos e estes foram, segundo a ministra, “harmonizados e aumentados”.

Relativamente ao transporte de mercadorias, os descontos vão ser aumentados dos 30% para os 35% de dia e de 50% para 55% à noite.

A ministra anunciou ainda um desconto para os transportes de passageiros, que até agora não existiam e que passam a ser iguais às percentagens dos transportes de mercadorias.