Altominho.tv
PIXABAY

Câmara de Monção investe cerca de um milhão de euros em apoio a alunos

A Câmara de Monção destinou perto de um milhão de euros para apoiar as famílias dos alunos que frequentam escolas do concelho, sendo que a “maior fatia” daquele montante é para transportes escolares.

“O município de Monção elevou a educação a vetor prioritário da sua missão, apostando num sistema escolar inclusivo e focado na competência e excelência. Estamos empenhados em garantir as melhores condições de funcionamento e aprendizagem que, por sua vez, conduzam a um ensino de qualidade acessível a todos os intervenientes”, afirmou a vereadora da Educação, Natália Rocha, num comunicado enviado à imprensa.

Na nota, a autarquia liderada por António Barbosa adiantou que “a verba de 967.564 euros está inscrita no orçamento para 2020 e visa garantir as melhores condições de aprendizagem aos alunos do concelho”.

“A maior fatia, 702.104 euros, destina-se aos transportes escolares que, desde o ano letivo 2018/2019, são gratuitos para todos. Neste capítulo, houve a preocupação de estabelecer um conjunto de itinerários que permitam aos alunos sair mais tarde e chegar mais cedo a casa”, sustenta a nota.

Já “as fichas de atividades escolares, que o município oferece aos alunos até ao 8º ano, representam uma verba de 58 mil euros” e os incentivos à formação de quadros médios e superiores e bolsas de estudo contam com o montante de 32.682 euros.

Os “programas ocupacionais, os estágios profissionais e o Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL) têm inscrita uma dotação financeira de 90.320 euros, assegurando que alguns jovens licenciados possam estagiar na autarquia, mediante uma contrapartida financeira, durante um tempo determinado”.

Para as “refeições nas cantinas, transporte para desporto escolar ou instituições sociais, auxílios económicos diretos, material escolar, visitas de estudo e apoio ao funcionamento dos pavilhões está reservada uma verba total de 84.458 euros”.

Além daquelas medidas de apoio, a Câmara de Monção “está a proceder à requalificação dos estabelecimentos de ensino, sendo que o orçamento tem uma dotação de 131.604 euros para dar continuidade ao trabalho de valorização do parque escolar”.