Altominho.tv
VISITAR PORTUGAL

CIM Alto Minho lidera projeto de cooperação inter-regional europeu de melhoria da qualidade da água dos rios

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promoveu na segunda-feira, em Ponte de Lima, uma reunião com o grupo de stakeholders locais do projeto “BIGDATA 4RIVERS – Melhorar a qualidade da água dos rios europeus através de políticas inteligentes de gestão da água”, com o intuito de contar com a sua participação na iniciativa que visa a adoção de medidas inteligentes de gestão de água.

Em comunicado, a CIM Alto Minho adianta que o projeto, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do programa de cooperação inter-regional Interreg Europa, tem como objetivo “a troca de experiências e boas práticas entre parceiros no campo da eficiência dos sistemas de gestão da água”.

“O projeto pretende, em linha com as principais diretrizes hídricas europeias, avançar com propostas de promoção de uma gestão inteligente da água nos territórios parceiros, onde as TIC têm um papel fundamental enquanto tecnologia transversal capacitadora, que gera informações em tempo real, facilitando o processo de apoio à tomada de decisão pelas diferentes partes interessadas”, referem.

Desde a sua aprovação, em finais de junho de 2019, foi dado início à primeira fase do projeto, que incide no intercâmbio de experiências e na formulação de políticas, culminando com a apresentação de uma proposta de plano de ação, o qual poderá vir a ser apoiado, posteriormente, numa segunda fase deste projeto (2022-2023).

Liderada pela CIM Alto Minho, a iniciativa inclui outros parceiros europeus como a Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Rio Douro (Espanha); o Fundo de Desenvolvimento Regional em Nome da Região da Ática (Grécia); a União Nacional de Empresários Romenos (Roménia); o Conselho Administrativo do Condado de Östergötland (Suécia); o DREAM – Cluster de competitividade em Água e Meio Ambiente (França); e a Universidade de Tecnologia Kaunas (Lituânia).

A primeira reunião de trabalho do projeto decorreu nos dias 29 e 30 de julho de 2019, em Viana do Castelo. Em 2020, realizaram-se a segunda reunião do projeto e a primeira visita de estudo a Atenas, estando previstas ainda neste ano mais reuniões e visitas de trabalho, assim como um seminário inter-regional em Portugal.