Altominho.tv

Compra de novo raio-X para urgência de Monção em concurso público

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) informou hoje estar em curso o concurso público para a aquisição de um novo raio-X para o Serviço de Urgência Básico (SUB) de Monção, que substituirá o aparelho avariado.

Em resposta escrita a um pedido de esclarecimento, o conselho de administração da ULSAM, presidido por Franklim Ramos, referiu que “logo que o concurso de aquisição do novo equipamento, que decorre ainda, esteja concluído, a situação regressará à normalidade”.

Na nota, a administração da ULSAM disse “confirma-se que o equipamento de raio-X do SUB de Monção se encontra avariado e que todas as tentativas para o pôr em funcionamento foram infrutíferas”, sem especificar quando ocorreu a avaria.

“A direção clínica e a direção do SUB, face a esta situação, estabeleceram algumas regras de base clínica no sentido de minimizar este problema. Assim foi definido que os doentes mais complexos que necessitassem de exames de raio-X seriam enviados para o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica de Viana do Castelo. Os doentes menos complexos, que necessitassem de raio-X fariam esse exame na Santa Casa da Misericórdia de Monção e permaneceriam na SUB”, especifica a nota.

A ULSAM integra os hospitais de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, 13 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, servindo uma população residente superior a 250 mil pessoas.

Recorde-se que ontem, o Bloco de Esquerda questionou o Ministério da Saúde sobre a avaria daquele equipamento, após ter tido conhecimento através de “denúncias” recebidas pelo partido.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.