Altominho.tv
PIXABAY

Vila Nova de Cerveira promove fim de semana dedicado às camélias

A Câmara de Vila Nova de Cerveira e a Associação Cultural Convento de San Payo vão promover, nos dias 8 e 9 de fevereiro, no Salão Multiusos do Cineteatro (Factory), a II Exposição de Camélias.

A primeira edição do evento decorreu em 2019, com o objetivo de “celebrar a camélia José Rodrigues e as Camélias de Inverno, através da promoção de jardins, viveiros e criadores de novos cultivares, dando a conhecer este património biológico e cultural”.

Em comunicado, a autarquia cerveirense adianta que é “conhecida a ligação artístico-cultural do mestre José Rodrigues a Vila Nova de Cerveira, mas não tanto o seu contacto com a camélia”, o que leva a homenagear o artista e a promover o “conceito de vila ajardinada” com mais uma edição da iniciativa.

“Homem de desafios, o mestre José Rodrigues aceitou, em 2015, o convite da Câmara Municipal do Porto para desenhar, para uma serigrafia, centrada na camélia, e que viria a ser exibida na emblemática Exposição de Camélias do Porto (em 2020 comemora-se a XXV edição). No ano seguinte, e como forma de agradecimento pelo contributo artístico-cultural em prol da promoção da flor, a Associação Portuguesa de Camélias criou um cultivar com o nome de José Rodrigues, uma homenagem realizada ainda em vida. Há ainda uma correlação singular, pois a camélia é uma flor que veio do Oriente há mais de 200 anos para embelezar os jardins, e é conhecida a paixão do mestre José Rodrigues pelos encantos orientais e que se repercute nas suas coleções particulares, visitáveis no Convento San Payo”, lê-se na nota enviada à imprensa.

Do programa da II Exposição de Camélias de Inverno de Vila Nova de Cerveira constam dois workshops de arte floral, uma intervenção artística de pintura de guarda-chuvas e um atelier de pintura em gesso da Camélia de José Rodrigues “Faz a tua Camélia”.

A riqueza artística, cultural e biológica das camélias também serve de mote para a dinamização de atividades dirigidas a todas as idades, nomeadamente com música através de um Concerto Classe de Conjunto da Associação Musical de Vila Nova de Anha e de uma Ópera Flash pela Academia de Música Fernandes Fão.

Os interessados em participar na iniciativa como expositores devem consultar o regulamento e preencher o formulário específico.