Altominho.tv
CM VIANA DO CASTELO

Viana do Castelo assinalou 172º aniversário com atribuição de 24 títulos honoríficos

Viana do Castelo comemorou o 172º aniversário de elevação a cidade com a entrega de 24 títulos honoríficos a personalidades e instituições que marcaram a vida do concelho. A cerimónia decorreu, esta segunda-feira, no Teatro Municipal Sá de Miranda.

Em comunicado, a autarquia adianta que, com o título de “Cidadão de Honra”, foram distinguidos o professor Agostinho Gomes, Monsenhor Manuel Vilar e José Enes Natário (a título póstumo). Os títulos de “Cidadão de Mérito” foram entregues a Fernando Baganha Coelho, Manuel Geraz (a título póstumo), João Ricardo de Barros Oliveira, Ana Baganha, Joaquim Frutuoso Pereira, Manuel Vaz Silva, Leonor Gonçalves e Maria de Lourdes Oliveira (Tia Neves).

Durante a sessão solene comemorativa, foi também atribuído o título de Cidadã Honorária da cidade a Ana Paula Vitorino, ministra do Mar do XXI Governo Constitucional (2015-2019). O presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, justificou esta atribuição com o “papel preponderante” que a homenageada teve na “dinamização da atividade portuária de Viana do Castelo através de lançamento da obra do novo acesso rodoviário ao Porto de Mar, bem como na implementação de uma série de medidas que permitiram a dinamização e desenvolvimento da Economia do Mar na região”.

Após receber o título honorífico, Ana Paula Vitorino assumiu ter ficado emocionada com a distinção. “Há prémios que mexem connosco e foi o caso deste”, frisou, citada na nota enviada à imprensa, reforçando que, enquanto governante, sempre se referiu a Viana do Castelo “como um caso de sucesso”.

“Viana do Castelo soube ficar moderna, mas com respeito pela tradição. (…) É uma cidade que cresce economicamente, mas onde continuamos a sentir-nos em casa”, sublinhou a antiga ministra do Mar, considerando ser “uma moçambicana que vive entre Porto e Lisboa, mas que agora formaliza o facto de também sentir Viana do Castelo como uma cidade sua”.

Como “Instituições de Mérito” foram ainda distinguidos a Academia do Bacalhau de Paris, Associação de Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo, Auto Lages, Carpintaria Rocha, Centro Dramático de Viana, Centro Social e Paroquial de Perre, Corpo Nacional de Escutas (Agrupamento 85 – Barroselas), GRECANE, Grupo Desportivo Areosense, Taberna do Valentim, Loja Alfredo Barreto (Mini-Mercado da Piedade) e Surf Clube de Viana.