Altominho.tv
CM VIANA DO CASTELO

Viana do Castelo aponta agenda de inovação e conselho de desenvolvimento estratégico como prioridades

A agenda de inovação e a criação de um conselho de desenvolvimento estratégico são prioridades do executivo camarário de Viana do Castelo até 2030.

No discurso que proferiu, esta segunda-feira, no Teatro Sá de Miranda, na cerimónia que assinalou os 172 anos de elevação de Viana do Castelo a cidade, o presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, referiu que “a agenda de inovação é uma prioridade do executivo camarário”.

Segundo o autarca, citado no comunicado hoje enviado à imprensa, a agenda de inovação vai “permitir a articulação entre todas as entidades de gestão, associações empresariais e centros de conhecimento, na aplicação das medidas para facilitar o acesso ao conhecimento, a novas ferramentas tecnológicas de informação e gestão, promover a inovação social, cultural, de gestão pública e empresarial, numa perspetiva de desenvolvimento económico mais inteligente, coeso e sustentável”.

José Maria Costa adiantou ainda que o Conselho Desenvolvimento Estratégico “será constituído por representantes de empresas, de associações de caráter socioeconómico, de estabelecimentos de ensino, do município e individualidades de reconhecido mérito”.

Os objetivos daquele conselho, especificou, passam por “criar um espaço de diálogo e reflexão, contribuir para identificação de projetos de âmbito concelhio, que signifiquem desenvolvimento sustentado e se enquadrem no espírito da União Europeia e dos fundos comunitários e criar projetos de inovação”.

“Reforçar a identidade dos vianenses com o seu território, reforçar a afirmação do papel que temos como território e como comunidade no desenvolvimento do país e da Europa, identificar possibilidades de projetos em cada área ou setor socioeconómico que possam ser apoiados por fundos comunitários e criar espaços ou momentos de networking” são outras metas do conselho de desenvolvimento estratégico.