Altominho.tv
CM VIANA DO CASTELO

Viana do Castelo vai homenagear 144 atletas na IV Gala do Desporto

A IV Gala do Desporto de Viana do Castelo vai homenagear, no dia 24 de janeiro, os atletas que, ao longo da passada época desportiva, conquistaram 240 títulos nacionais, europeus ou mundiais.

Em comunicado, o município adianta que “vai atribuir galardões a 144 atletas premiados, destacando-se um título de campeão mundial e cinco títulos de campeão europeu”, bem como 57 títulos de campeões seniores e 52 títulos de campeões em escalão de formação. Este ano, a Gala do Desporto vai ainda prestar homenagem a 14 campeões universitários e nove campeões escolares.

Das 34 modalidades praticadas no concelho vianense, 25 conquistaram títulos, nomeadamente, judo, remo, canoagem, esgrima, natação, trial, pool, ténis de mesa, futebol, basquetebol, voleibol, hóquei em patins, trampolim, surf, jet-ski, ciclismo, triatlo, lançamento de dardo, kickboxing, kung-fu, entre outras.

Segundo a autarquia, na época de 2018/2019 foram “conquistados um total de 193 títulos nacionais federados, o que representa um crescimento considerável em comparação com os 165 títulos nacionais federados galardoados na gala do ano passado”.

Na quarta edição do evento serão atribuídas, através de votação de um júri independente, oito distinções, ao atleta do Ano – Feminino, Atleta do Ano – Masculino, Atleta Revelação Feminino, Atleta Revelação Masculino, Treinador do Ano, Dirigente do Ano, Equipa do Ano e Associação Desportiva ou Clube do Ano.

A autarquia vai atribuir mais dois prémios: o Prémio Homenagem da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Prémio Especial da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A Gala do Desporto de Viana do Castelo é um evento anual organizado pelo município que visa “distinguir e premiar as entidades e agentes desportivos que durante a época desportiva mais se notabilizaram pelos resultados alcançados ou pelos serviços prestados nas diversas modalidades desportivas, fruto do prestígio que deram à sociedade e ao desporto, quer pelo seu mérito ou conduta, tendo ao mesmo tempo um papel preponderante no desenvolvimento do desporto no concelho”.

Este evento, segundo o município, pretende reforçar o reconhecimento de atletas, equipas, treinadores e associações/clubes que se destacaram ao longo da época desportiva, bem como o empenho e dedicação dos vários agentes desportivos, na prossecução do incentivo à prática desportiva.