Altominho.tv
CM CAMINHA

Fibrocimento começa a ser removido sexta-feira na Secundária Sidónio Pais

As obras de remoção da cobertura em fibrocimento na Escola Secundária Sidónio Pais, em Caminha, vão começar na sexta-feira.

“Durante a tarde não haverá aulas e ao todo serão intervencionados dois blocos, situados junto à estrada nacional”, adianta o município em comunicado.

Segundo a autarquia, a operação realizada por técnicos certificados e monitorizada por um laboratório, que irá efetuar a medição da qualidade do ar, antes, durante e depois da remoção, e inclusivamente dos próprios trabalhos que estarão a ser executados, não envolve praticamente riscos.

“Em condições normais, os riscos são mínimos ou praticamente inexistentes, face aos requisitos extremamente rígidos impostos pela legislação e pela própria Autoridade para as Condições de Trabalho, cuja autorização é obrigatória. Os elementos removidos serão imediatamente envolvidos em material isolante e levados para aterro autorizado a receber resíduos deste tipo”, lê-se na nota hoje enviada à imprensa.

De acordo com o município, a obra acontece num período em que não existe qualquer aluno no recinto escolar, sexta-feira à tarde e sábado, de modo a “eliminar completamente qualquer tipo de risco para a população estudantil, embora, normalmente, as medições realizadas durante este tipo de trabalho ou são de valor zero, ou muito próximas deste valor”.

A intervenção, coordenada pela Câmara Municipal, agrupamento de escolas e serviços regionais do Norte do Ministério da Educação, decorrerá no âmbito da empreitada de requalificação da Escola Secundária Sidónio Pais, um investimento da ordem dos 3,5 milhões de euros que foi iniciado há pouco mais de um mês.